quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Vida de Estudante - parte II

Boas tardes!

Estou aqui para apresentar o resultado do desafio que lancei a mim mesmo na última mensagem: se seria possível passar a uma cadeira sem matéria, apontamentos e com um problemazinho de assiduidade às aulas...

Pois bem, tenho a informar que este "mito" é completamente Plausível! Soube hoje a minha nota, através de uma colega minha, pois continuo a não poder saber as minhas notas por telefone ou Internet... Daria um bom bocado de escrita, mas não é sobre isso que estou a escrever. Dizia que soube hoje a minha nota, um 10zorro (dez-zorro), como se costuma dizer em Tomar. Para quem não sabe um 10zorro é um daqueles 10 que sabem a 20, se é que me faço entender.

Com este resultado fico cada vez mais perto de acabar a licenciatura em Engenharia Informática!

Hasta

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Vida de Estudante - parte I

Boa tarde!!

Hoje venho falar de exames...Eu sei que é um tema um bocado seca, mas venho falar em concreto de um desafio auto-proposto, muito ao género dos "Caçadores de Mitos".

Passo a explicar: Será possível estudar e obter aprovação a uma cadeira, à qual já não se tem aulas há um ano, e da qual não se tem apontamentos nem exercícios resolvidos de qualquer espécie? A cadeira em questão é Probabilidades e Estatística, do 2º ano de Engenharia Informática.

Bem, a parte dos apontamentos é relativamente fácil de resolver, basta uma pesquisa rápida no melhor amigo dos internautas (Google). Obtidos os apontamentos e exercícios com respectivas soluções, de fontes como a Universidade de Évora, pois o meu professor apenas pôs online os sumários das aulas (de extrema utilidade...só não sei é para quem) e os exercícios das aulas, por resolver.

A segunda parte, mais complicada por sinal, será estudar de maneira a obter aprovação (recordo, que para as pessoas normais é ter mais de 9,5 valores!) sem muitas bases da matéria. Bem, até agora os resultados têm sido satisfatórios...Mas era a parte mais fácil da matéria... :S

Agora, eu sei que este meu blog não tem grande afluência, mas gostava que vocês deixassem a vossa opinião sobre o resultado deste desafio:
  • Impossível;
  • Plausível;
  • Simplesmente Estúpido.
Depois, quando sair a nota, vamos ver quem tinha razão!

Até a próxima!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Regresso ás Aulas!!!


Boa Tarde.

Estamos nas vésperas de mais um regresso ás aulas. Esta é, pois, a altura de recarregar consumíveis indispensáveis para o ataque a mais um ano de estudos. Em tempo de crise, porém, indispensáveis será aqui a palavra de ordem. Crise esta que ao que parece estamos (leia-se: a nossa economia) com capacidade para combater. Para mim seriam boas noticias, não fosse o descrente crónico do que diz o governo, como já vem sendo costume.
O problema, pelo menos do meu ponto de vista (e friso a parte de ser apenas um ponto de vista), é que, muito embora a economia esteja preparada, será que o português comum estará em condições de combater a crise? No meu caso, dificilmente, mas vai daí que sou ainda estudante, sem rendimentos fixos. Como sabem, sou estudante de Engenharia Informática, e estou brevemente a ser mais um licenciado (depois de acontecimentos recentes, evito o título de Engº como diabo foge da cruz) nesse curso. Se serei mais um no desemprego, a seu tempo se verá. Normalmente, seria de esperar que seria a favor de medidas como o programa e-escola. Apenas tenho uma pergunta: "para que serve?".
Já mais vezes fiz esta pergunta a partidários desta medida, mas eles disseram que cada vez mais os professores do ciclo (felizmente) pedem trabalhos feitos a computador e apresentações em PowerPoint, etc. Embora seja verdade, não menos verdade será que esses trabalhos poderão ser feitos num computador de secretária, que em geral é mais barato que um portátil, e cuja configuração é bem mais "maleável" do que a de um PC portátil. Mas a cereja em cima do bolo é a "dádiva" de acesso à banda larga móvel. Tudo muito bonito... Tudo...treta.
Eu sempre fui adepto de não ter muito mais do que se precisa, pelo mínimo preço possível, sem perder muito na qualidade. É por isso que digo: "Ofereçam facilidades para a compra de computadores de secretária e pressionem os operadores de ADSL nacionais, e sobretudo a PT, no sentido de adequarem tarifários e serviços ao resto da Europa!".
E nem vou falar dos incentivos/facilidades que os estudante universitários têm ou não, só para não me acusarem de parcialidade.

Hasta

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Biodiesel


Boa noite!

Este sábado soube que a Prio (Postos de Combustível do Feira Nova), pelo menos em Torres Novas, vai começar a vender, a partir de segunda feira dia 16, gasóleo com 15% de biodiesel.

Recordando tanto a greve dos camionistas, mas, sobretudo, a situação em que um português "amigo do ambiente", foi multado por utilizar óleos reciclados para combustível sem pagar o devido imposto ao Estado. Segundo o próprio relatou, nos meios de comunicação social, na altura em que foi multado, a autoridade não foi capaz de dar com certezas, onde ele se deveria dirigir, nem o valor da referida multa. Será caso para dizer: "Por favor não roube, o Estado detesta concorrência!". Esperemos então que a Jerónimo Martins (o meu patrão, por sinal!) não seja multada pela mesma razão! Em principio isso não deve acontecer, pois esta nova variedade de combustível ainda contém 85% de gasóleo, esse derivado do "ouro negro" do século XXI, o petróleo. Sendo assim a Prio estará ainda a pagar o dinheiro de impostos que o Estado precisa para reduzir o défice (das carteiras deles), e para melhorar as condições de vida dos portugueses (leia-se ministros).

Ainda sobre combustíveis, o nosso Primeiro-Ministro afirmou que: "Senti o Estado vulnerável.". Essa afirmação era evitável, se não tivesse recusado a negociação com os representantes dos grevistas (muito embora estes representantes neguem a organização da greve). Esta posição apenas serviu para os camionistas, assim como os restantes portugueses, se aperceberem da influência que os camionistas têm na vida do país, bastando para isso olhar para as repercussões que a greve teve na vida quotidiana.


Por agora é tudo,

Hasta

terça-feira, 10 de junho de 2008

Dia de Portugal, Camões e das comunidades

Boa tarde!
Nem de propósito: No dia seguinte a dizer que o meu amigo Sócrates (reparem no tom irónico...) andava a tentar tapar o sol com a peneira, eis que vejo no jornal da tarde da SIC que ele foi vaiado, numa das celebrações do dia de Portugal. Acho muito bem, mas deviam era ter feito mais do que simples vaias, pois acho que ele começa a ficar habituado, ou então pensa que é alguma forma de elogio...
Um dia solene como este, pode dar azo a mal-entendidos entre governantes e comunicação social. Que o diga o nosso Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, pois caiu no erro de se referir ao dia 10 de Junho como Dia da Raça. Considero um erro, pois trazer para a ribalta fantasmas do Salazarismo (sim, eu sei que sou muito novo, blá blá blá whiskas saquetas), num país que nos últimos 34 anos se encontra tão empenhado em completamente obliterar 41 anos da nossa história, e, quer gostem ou não, do nosso legado. Já repararam que estão a fazer o mesmo que se fazia nessa altura? Isto é, censurar o que não se quer que se saiba? Em vez disso porque não olham para o governo que temos e para a sua maneira de agir? Serei o único a ver que este governo e suas marionetes (ASAE, PSP, GNR e PJ), anda a tentar reprimir quem tenta gozar da sua liberdade de expressão? Basta ver o caso do suposto diploma de Engenheiro do nosso Primeiro Ministro e a perseguição feroz movida ao autor da investigação, em vez do merecido esclarecimento ao povo português para acabar com as dúvidas; e o caso dos professores da covilhã, só para citar dois exemplos.

Bem, vou ficar por aqui antes que mandem alguém a minha casa para me ir buscar para "responder a algumas perguntas"!

Hasta

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Futeboladas...


Boas tardes!

Segundo já me criticaram, já não escrevia aqui há muito tempo. É um facto. Mas também é um facto que tenho andado de volta dos estudos e pouco tempo tenho para aqui vir!
Como já devem ter descoberto pelo título e pela imagem aqui exposta ao lado, vou falar sobre o Euro 2008. Mais concretamente sobre a selecção que nos representa e a entrevista dada à TVI pelo seleccionador nacional Luiz Felipe Scolari. Apesar de não ter visto a entrevista na íntegra, pois não sou fã do canal em questão, porque se quiser ver desgraças, vejo o pesadelo em Elm Street!
Ora, resultou da tal entrevista, a descoberta de que o nosso Primeiro-Ministro José Sócrates (sendo engenheiro ou nem por isso) interviu na situação que se gerou devido a (tentativa de) agressão de Luiz Felipe Scolari a Dragutinovic, no sentido de manter o nosso seleccionador a frente da equipa, para não por em causa a participação no Euro. Apesar de não simpatizar muito com ele, tenho que admitir que é uma intenção louvável.

Estes são os factos. Agora a minha "versão": será que o nosso Primeiro, não estaria a tentar mandar areia para os nossos olhos, à boa maneira Salazarista? Sim, eu sei que sou muito novo para ter vivido no Salazarismo, mas este tinha os Três F's (Fátima, Futebol e Fado), coisa que Sócrates está a tentar recuperar, neste caso com o Futebol. Explicando: será que ele não quis pôr em causa a nossa participação no Euro por saber que o país pára por causa da Selecção e que assim ele pode agir nas costas dos Portugueses mais livremente? Por exemplo, desviar a nossa atenção dos preços altíssimos dos combustíveis. A julgar pelos festejos deste sábado parece que a estratégia irá dar frutos! Até parecia que já tínhamos ganho o Euro!!!! Estou a ver que ainda vou ter muito que escrever sobre este tema! Mas, por enquanto, é tudo.

Hasta

quinta-feira, 20 de março de 2008

Fãs Incondicionais...

Cá estou eu outra vez! Mais uma Manhosice alheia! Os Tokio Hotel vieram actuar a Portugal, mas por infelicidade do vocalista (se bem que pelo aspecto diria a vocalista, mas enfim) ter tido um problema nas cordas vocais (indispensáveis para cantar, diga-se...), o espectáculo foi cancelado. Até aqui nada de extraordinário, acontece a muito boa gente. O engraçado foi a reacção de uma fã, de certo sincera, mas ortograficamente incorrecta. Disse essa fã: "Importa é que eles venham. Nós cremezus cá!!!". Nem sei se tal assassínio da língua Portuguesa se escreve assim! Resta a dúvida: será que eles os querem cá, ou será que lhes querem atirar alguma pastelaria exótica com creme? Não sei que pense desta geração que um dia há-de governar o nosso País... Mas por outro lado temos já um preview com o meu amigo José Sócrates. Perdão, Senhor Pseudo-Engenheiro José Sócrates, Primeiro Ministro.

Hasta

Termo de Identidade e residência



Olá e bem vindos a mais uma Manhosice! Desta vez, a primeira que não me diz respeito directamente!

Estava eu e o meu pai no café da santa terrinha, quando deparamos com algo na última página do Correio da Manhã (CM). Dizia que um indivíduo tinha ameaçado alguns agentes do Corpo de Intervenção da GNR com uma faca, e que estes últimos tomaram as devidas medidas relativamente ao sujeito. Até aqui tudo bem, se não fosse dizer a seguir que: "o indivíduo, brasileiro, em situação irregular no nosso País, ficou sujeito a termo de identidade e residência.".

Agora eu pergunto, como é que um emigrante ilegal, pode apresentar residência, ou melhor ainda, porque seria que ele se iria dar ao trabalho de sequer aparecer na esquadra? Eu não o faria, de certeza!

Aqui fica mais uma pérola deste País maravilhoso à beira-mar plantado...


Hasta

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Ano novo, Vida (mais ou menos) nova

Mais um ano chegou ao fim e outro agora começa...Antes de continuar, porém, aproveito para desejar a todos um bom ano de 2008!

Vou ceder ao vicio que muitas mentes iluminadas têm no principio de cada ano, que é o de prever como vai ser 2008:
  • Descobre-se que o Sócrates afinal sempre é engenheiro, embora não se saiba muito bem de quê;
  • O Governo descobre que afinal o povo não está louco (apesar de o ter eleito) e reabre S.A.P.'s e urgências;
  • José António Camacho vai treinar a selecção espanhola, sendo substituído no cargo de treinador do SLB por Eusébio;
  • Entra em vigor uma nova lei anti-tabaco que proíbe as pessoas de fumar em casa, no próprio carro e na rua;
  • Dois meses depois, os fumadores começam a ser perseguidos à bastonada por agentes da A.S.A.E.;
  • É decidido que no rally Lisboa-Dakar 2009 só se poderá participar a bordo de veículos blindados, Portugal inscreve as antigas Chaimites do Exército.
Como podem ver 2008 reserva-nos tudo de bom!!!

Hasta